Igreja Batista da Concordia
PALAVRA MINISTERIAL
A Doutrina da Igreja Cristã

A Doutrina da Igreja Cristã

 

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Atos 2.42

 

Precisamos urgentemente pensar a Igreja através da perspectiva bíblico-histórica, pois, é certo, que a Igreja Cristã tem se enveredado por um caminho inconsistente e incoerente com sua origem e propósito. Não é de se admirar o fato da multiplicação dos elementos físicos que substituem a fé, como as imagens de escultura, a água do Jordão, as rosas ungidas, uma das últimas modas é uma devoção à “arca da aliança”, diversas palavras de ordem, de efeito, como se tivessem poder mágico, etc. É o resultado do misticismo, do sincretismo, e dos vários “ismos” que nos rodeiam.

 

Vamos olhar para a origem, para o nascedouro da Igreja e tentemos discernir a sua crença e suas práticas, tenho plena certeza que essa busca da origem é a maneira acertada para edificar e equilibrar a nossa fé. O texto acima em questão nos mostra qual era a regra de fé e prática dos primeiros cristãos: Era a DOUTRINA DOS APÓSTOLOS, que é senão, os ensinos dos apóstolos recebido do próprio Senhor Jesus, o Cabeça da Igreja. Essa doutrina (ensino) é o Novo Testamento. Por esse fato, o Antigo Testamento não é de forma alguma a doutrina para a Igreja, se fosse, os cristãos deveriam circuncidar, guardar a lei e praticar todos os preceitos ali contidos. O Novo Testamento sim é a nossa REGRA. Dessa forma a Igreja não necessita de qualquer doutrina nova ou estranha à nossa REGRA, não podemos criar novos preceitos, pois não temos autoridade para tal, é justamente esse fenômeno que tem ocorrido ao longo da história da Igreja: elementos novos vão sendo inseridos e acabam diluindo a genuína fé cristã.

 

Todo o nosso corpo doutrinário deve possuir amplo respaldo no Novo Testamento. As doutrinas nas quais cremos influenciam fortemente o nosso modo de vida, se, portanto, eu acredito em algo que não tem a mínima justificativa teológica, o mínimo respaldo bíblico, então desse modo estaria crendo em uma mentira, em um engano. E uma vida pautada na mentira e no engano, acarretará drásticas conseqüências para a fé e para a vida em geral. O ensino cristão nos revelará o caráter e a vontade de Deus, se não os temos na sua genuína integralidade, teremos certamente uma visão limitada e incorreta do próprio Deus.

 

Precisamos tomar uma posição drástica e urgente contra a adulteração dos princípios neotestamentários que se multiplicam e encontram facilmente lugar em nossas comunidades. Vamos dizer sim à verdade e não à mentira!

 

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32

 

“Pratica a verdade, e vê-la-ás. Faze-a, para que a possas ensinar.” Agostinho



2 Comentários

  • http://www.gleisontibau.com/ diz:
    09.11.2014 10:58
    http://www.gleisontibau.com/ Comentário em análise!
  • Coach factory outlet online diz:
    29.10.2014 09:20
    http://coachfactory.loveitornot.com Comentário em análise!
Deixe seu comentário A IGREJA BATISTA DA CONCÓRDIA reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site. O seu endereço de e-mail não será publicado.







Igreja Batista da Concórdia
Rua Tamboril, 515 | Concórdia
31110-640 | Belo Horizonte | MG
(31) 3442-3081 | contato@ibconcordia.org