Igreja Batista da Concordia
PALAVRA MINISTERIAL
A experiência Religiosa

A Experiência Religiosa

 

“Experiência” é um termo um tanto vago. As origens da palavra são relativamente claras: deriva-se da palavra latina experientia, que poderia ser interpretada como “aquilo que surge a partir da caminhada pela vida”. Em um sentido amplo, significa “um conjunto de conhecimento acumulados, que surgem por meio do contato direto com a vida”. Quando se fala em um “professor experiente” ou em um “médico experiente”, isso significa que eles aprenderam seu ofício por meio da aplicação direta de seu conhecimento.


Contudo, o termo adquiriu um outro sentido que a essa altura nos interessa particularmente. Esse termo veio a ser atribuído à vida interior das pessoas, por meio da qual elas tornam-se conscientes de seus sentimentos e emoções. Relacionando-se como o mundo interior e subjetivo da experiência, em oposição ao mundo exterior, palco da vida cotidiana.


Diversas obras, entre elas o famoso estudo de William James, (As Variedades da Experiência Religiosa), enfatizaram a importância dos aspectos subjetivos da religião em geral, e do cristianismo, em particular. O cristianismo não trata apenas de idéias (como nossa análise sobre as Escrituras, a razão e a tradição parece indicar); na verdade, o cristianismo trata da interpretação e da transformação da vida interior do indivíduo. 



1 Comentários

  • Quintino Bocaíuva, Porto Alegre - Conjunto Comercial diz:
    13.04.2018 04:00
    51 9-8126.2502 WhatsApp Comentário em análise!
Deixe seu comentário A IGREJA BATISTA DA CONCÓRDIA reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site. O seu endereço de e-mail não será publicado.







Igreja Batista da Concórdia
Rua Tamboril, 515 | Concórdia
31110-640 | Belo Horizonte | MG
(31) 3442-3081 | contato@ibconcordia.org