Igreja Batista da Concordia
ISRAEL
PARASHÁ BEHAR (NO MONTE)

PARASHÁ BEHAR (NO MONTE)

10 de maio de 2014 (5774)

VAYIKRA (Levítico) Lv 25: 1 a 26: 2

 

Resumo da Parashá

 

·  Moisés é instruído pelo Senhor sobre o descanso que deveria ser dado à terra a cada sete anos (chamado de “shemitá” pelos judeus). Todo o trabalho agrícola cessaria.

·  Também há a instrução sobre o ano do jubileu (“Iovêl”); após 49 anos, deveria ser observado. Toda a terra que tivesse sido vendida durante este período, deveria retornar a seus proprietários originais e todos os escravos seriam libertados.

·   Deus ordena a não fazerem ídolos e a guardarem o sábado.

 

O objetivo desta porção é que a cada sete anos cesse totalmente o trabalho agrícola em Israel. O produto da terra daquele ano não pertenceria a seu proprietário, mas a todo o estrangeiro, o pobre, o escravo e mesmo ao animal do campo. Para compensar a diminuição da produção nos dois anos seguintes, Deus garante produções abundantes desde que o povo cumpra sua parte e sigam os Seus mandamentos. O jubileu (“Iovêl”)ocorre um ano após sete períodos, ou seja, a cada cinquenta anos garante a posse da terra de volta ao proprietário original. Os escravos deveriam ser libertados com uma série direitos. Ainda nesta parashá, Deus ensina sobre os que têm mais posses e incentiva o empréstimo de dinheiro aos que estão indo à ruina sem cobrar juros e respeitar e ajudar os desafortunados.

Isto tudo  tinha por objetivo estabelecer a unidade e a igualdade social. O Eterno quer nos ensinar também a confiarmos nEle e a termos consciência de que tudo o que temos conseguido não é apenas pelo nosso próprio esforço, mas pela Sua benevolência; pois dEle é a terra e tudo quanto nela há.

 

Versículos de Destaque

 

Lv 25: 35 -- Também, se teu irmão empobrecer ao teu lado, e lhe enfraquecerem as mãos, sustentá-lo-ás; como estrangeiro e peregrino viverá contigo”.

 

Eis o motivo pelo qual na parábola do rico e Lázaro, o rico foi para o inferno e Lázaro para o “seio de Abraão”; ou seja, o rico descumpriu a lei. Sendo seu irmão (no caso compatriota e ambos judeus), o pobre vindo a padecer necessidades e terminando em morte, o rico passou a ser seu responsável direto, pois o pobre jazia à sua porta, conforme a parábola. (veja Lucas 16: 19 a 31)

 

Lv 25: 36 -- Não tomarás dele juros nem ganho, mas temerás o teu Deus, para que teu irmão viva contigo”.

Lv 25: 37 -- Não lhe darás teu dinheiro a juros, nem os teus víveres por lucro”.

 

Textos fortes contra a usura. Não significa, porém, que não se possa cobrar a desvalorização da moeda dos dias atuais. Cada um julgue com a graça de Deus.

 

Lv 26: 1 -- Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus”.

 

 

 

 

Aplicação da Parashá e Haftará Jr 32: 6 a 27

 

 

 

A haftará relata que no tempo que permaneceu aprisionado, o profeta Jeremias declarou ter redimido uma porção de terra, para que permanecesse parte do patrimônio de sua família. Com este gesto simbólico, o profeta demonstrou que a lei da Torá salvaguardava a propriedade familiar mesmo sob o domínio de estrangeiros.

Este gesto, como ato profético significou também que a redenção de Israel chegaria mais cedo ou mais tarde e que os judeus retornariam à sua terra, como o Eterno havia prometido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o futuro de Israel, após serem todos crentes em Yeshua e cheios do Espírito Santo, será maravilhoso. Leia Joel 2: 28 a 32.

 

 

Um profundo e sincero SHALOM a todos!!!        

 

 

 

Autor: Sílvio Simões Maia



36 Comentários

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