Igreja Batista da Concordia
ISRAEL
PARASHÁ VAIAC’HEL (E REUNIU)

PARASHÁ VAIAC’HEL (E REUNIU)

01 de março de 2014 (5774)

SHEMOT (Êxodo) Ex 35: 1 a 38: 20

 

Resumo da Parashá

 

·  A parashá enfatiza a guarda do sábado, logo no seu início.

·  Deus ordena a Moisés que fale ao povo para que contribuam voluntariamente com materiais para a construção do tabernáculo. Estes materiais seriam de metais, linhos coloridos, peles etc.

A doação foi tanta que Moisés chegou a ordenar que parassem de contribuir.

·  O Eterno escolhe a Bezalel e Aoliabe, enchendo-os com o Seu Espírito, dando-lhes sabedoria para exercerem toda sorte de engenharia, desenhos, confecção de roupas, e artes em geral, conhecimento este que transmitiram também a seus ajudantes.

·  Com isso, todo o mobiliário, altares, roupas sacerdotais, paredes divisórias do tabernáculo, tanto externas quanto internas, começaram a ganhar forma num ritmo acelerado.

 

 

Versículos de Destaque

 

Os textos abaixo nos mostram o porquê do povo ter de trazer ofertas para a construção do tabernáculo.

Como haviam doado ouros e metais preciosos para a confecção do bezerro de ouro e construírem um ídolo, nada mais justo do que fazerem doações também para construírem outros objetos para a verdadeira adoração. O povo só não morreu imediatamente porque O Senhor, já sabendo antecipadamente do que aconteceria, havia pedido meio Shekel aos homens para resgate de suas almas, quando do recenseamento. 

 

Ex 30: 12 --Quando fizeres o alistamento dos filhos de Israel para sua enumeração, cada um deles dará ao Senhor o resgate da sua alma, quando os alistares; para que não haja entre eles praga alguma por ocasião do alistamento”.

16 -- “E tomarás o dinheiro da expiação dos filhos de Israel, e o designarás para o serviço da tenda da revelação, para que sirva de memorial a favor dos filhos de Israel diante do Senhor, para fazerdes expiação por vossas almas”.

 

Ex 32: 2 -- “E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos.

3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;

4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito”.

 

Ex 35: 4 -- Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor ordenou dizendo:

5 Tomai de entre vós uma oferta para o Senhor; cada um cujo coração é voluntariamente disposto e trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e bronze,

6 como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pelos de cabras,

7 peles de carneiros tintas de vermelho, peles de golfinhos, madeira de acácia,

8 azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,

9 pedras de berilo e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral”.

 

 

 

Aplicação da Parashá e Haftará 1Rs 7: 40 a 50

e textos do Novo testamento

 

 

Tiago 1: 17 -- “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

 

Bezalel = Sombra de Deus

Hirão = Consagrado

 

Queremos destacar da parashá e haftará, dois personagens em especial: Aoliabe, que Deus ungiu com sabedoria nas artes de tecelagem, vestuários e afins, e Bezalel, filho de Uri e neto de Hur. Este Hur, homem valente que sempre estava ao lado de Arão e Moisés, lutou, inclusive, contra o próprio povo, quando erigiram o bezerro de ouro, se opondo incisivamente, pagando por isso com a própria vida.

Conta a tradição judaica que Bezalel tinha apenas treze anos quando foi escolhido diretamente pelo Senhor. Ele era da tribo de Judá, a mesma tribo da qual descendeu o messias Yeshua.

 

ÊX 17: 12 --As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol”.

 

É interessante notar que As Escrituras gastam mais capítulos falando sobre a construção do tabernáculo do que sobre toda a criação. Fica clara a vontade dO Eterno em demonstrar que Ele sempre teve a intenção de habitar é em nossos corações, como já foi dito em parashás anteriores.

Repetimos que o tabernáculo foi construído para o homem e não para Deus, porque Ele não habita em construções feitas por mãos humanas, porque nem todo o universo pode contê-lo. Deixe O Eterno habitar em ti.

 

Atos 7: 47 -- “Entretanto foi Salomão quem lhe edificou uma casa;

48 mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?

50 Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas?”

 

 

 

E o futuro de Israel, após serem todos crentes em Yeshua e cheios do Espírito Santo, será maravilhoso. Leia Joel 2: 28 a 32.

 

 

Um profundo e sincero SHALOM a todos!!!        

 

 

Autor: Sílvio Simões Maia



Comentários

Seja o primeiro a fazer um comentário.
Deixe seu comentário A IGREJA BATISTA DA CONCÓRDIA reserva-se o direito de não publicar comentários ofensivos, palavras indecorosas, links, propagandas e todo o conteúdo que venha a violar a política do site. O seu endereço de e-mail não será publicado.







Igreja Batista da Concórdia
Rua Tamboril, 515 | Concórdia
31110-640 | Belo Horizonte | MG
(31) 3442-3081 | contato@ibconcordia.org